domingo, 31 de agosto de 2008

LANÇAMENTO DA 7ª BIENAL DO MERCOSUL

Fundação Bienal do Mercosul realiza evento de lançamento da 7ª edição da Bienal
Cerca de 200 convidados, entre empresários, executivos, apoiadores, parceiros da Bienal do Mercosul, amigos e colaboradores, participaram na noite do dia 25 de agosto, na sede da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre, do coquetel de lançamento da 7ª edição da Bienal do Mercosul. Durante o evento, que foi uma iniciativa do presidente do Conselho de Administração da Fundação Bienal do Mercosul, dr. Jorge Gerdau Johannpeter, a diretoria executiva da 6ª Bienal do Mercosul foi homenageada por suas contribuições durante aquela Bienal, que aconteceu em 2007. Também, a nova diretoria, que vai comandar a gestão da 7ª Bienal do Mercosul, foi apresentada pelo seu presidente, dr. Mauro Knijnik. Na oportunidade, Camilo Yáñez e Victoria Noorthoorn, curadores-gerais da 7ª Bienal, prevista para acontecer entre setembro e novembro de 2009, apresentaram as linhas gerais do projeto curatorial aos convidados e anunciaram os nomes que integram a equipe curatorial até o momento.

O Projeto Curatorial da 7ª Bienal do Mercosul está em fase de planejamento e adequação. Em linhas gerais, o projeto encontra seu fundamento conceitual na energia criativa dos artistas que postulam, ao mesmo tempo, uma suspensão reflexiva e uma ação expansiva, como formas de transformar o olhar sobre o entorno da realidade. A equipe curatorial é toda formada por artistas, com exceção de Victoria Noorthoorn, que é curadora. Dessa forma, o projeto afirma o sentido e a importância dos artistas como atores sociais e constantes produtores de um sentido crítico necessário.
Na 7ª Bienal do Mercosul, os artistas ocupam o papel dos curadores, desenvolvendo o projeto das exibições e o projeto pedagógico, conceituando e coordenando o projeto editorial e suas publicações, a imagem e a comunicação da Bienal como um todo, em constante diálogo com os curadores-gerais. Curadoria, educação e publicações articulam diálogos entrelaçados e interdependentes para, juntos, buscar a “oxigenação” dos conteúdos e as formas operativas da Bienal. Segundo os curadores-gerais, o projeto pretende “explorar a riqueza e a complexidade do olhar artístico e cria elos de ligação para um diálogo crítico, dentro e fora dos espaços expositivos, visto que suas ações se estendem em círculos concêntricos partindo da Bienal para a cidade e o estado”. Portanto, a 7ª Bienal está pensada como um projeto expansivo no espaço e no tempo.
O projeto pretende tratar a Bienal como um processo de continuidade, estendendo suas ações para além das exposições e nos períodos que antecedem a abertura das mostras, mostrando a própria mobilidade da contemporaneidade. A curadoria vai funcionar como um entrelaçamento de projetos curatoriais que incluem exposições e programas, um projeto pedagógico e um projeto editorial e de comunicação, buscando a integração de todos os projetos para o público em geral. As exposições serão planejadas de forma a oferecer uma multiplicidade de vozes e leituras, abordando as obras e a própria Bienal em si de vários pontos de vista distintos, que o próprio espectador poderá escolher. O espectador é visto neste projeto como um ser cuja liberdade lhe permita penetrar em cada um dos projetos – universos de pensamento – propostos.

Os espaços expositivos previstos para abrigar as exposições da 7ª Bienal são os Armazéns do Cais do Porto, o Santander Cultural, o MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul, a Usina do Gasômetro, a Fundação Iberê Camargo e diversos locais dos espaços públicos de Porto Alegre.

A equipe curatorial da 7ª Bienal do Mercosul está integrada, até o presente momento, pelos seguintes curadores:
• Curadores-gerais: Victoria Noorthoorn (Argentina) e Camilo Yáñez (Chile)
• Curadora pedagógica: Marina De Caro (Argentina)
• Curadores adjuntos: Roberto Jacoby (Argentina), Artur Lescher (Brasil) e Mario Navarro (Chile)

Mais informações - http://www.bienalmercosul.art.br/

É BOM ESPERAR SENTADO !!!!



Que tal repousar o teu corpo exausto, enquanto aguardas a realização do " sonho da casa própria" ?