domingo, 11 de novembro de 2007


BIENAL C

Nossa relação com a Arte
É como uma ponte
CONSTRUÍDA,
DESCONSTRUÍDA e
RECONSTRUÍDA
Infinitas vezes.
Pelo desejo de APROXIMAÇÃO
Pela esperança do ENCONTRO
Pela emoção da TROCA
Pelo impacto do CONTATO.
Pela AUSÊNCIA
Do que já não ESTÁ
Mas deixou o RASTRO.

No dia 10/11/07 Inauguramos a parte expositiva da BIENAL C - Canoas onde alunos e professores estão mostrando o que foi produzido a partir do contato com a Arte Contemporânea exposta na 6a Bienal do Mercosul e na ESSA POA É BOA ambas na cidade de Porto Alegre.
A festa de abertura contou com a presença da equipe diretiva da escola , dos professores, dos alunos do turno da manhã e da tarde e de alguns pais, todos mesclavam um ar de alegria e ansiedade para experienciarem este novo momento na escola. Pois as produções sairam dos ambientes fechados e estão ocupando os corredores, ao contato do olhar e também das mãos de todos o que vai reforçar o aprendizado do respeito pelas idéias do outro. Para algumas produções lançamos o seguinte desafio: Será que você é capaz de ver sem tocar? E é muito legal de ver os alunos sendo aprovados neste teste !!
As gurias do turno da manhã mostraram que tem domínio do corpo e das linguagens da música e da dança, foi muito expressivo e envolvente ver que a Arte permite ,que possamos ver habilidades nos alunos que muitas vezes ficam camufladas em sala de aula por inúmeras razões.
Mas para que tudo isto desse certo, contamos também com um grupo de alunos de diversas turmas que vieram colaborar espontaneamente com a montagem da exposição, estes momentos sempre oportunizam descobertas e uma das grandes descobertas foi a presença de minha ex - aluna Patrícia que cursa Magistério ( mãe de minha aluna Fernanda da 5C) que veio só para ajudar e também do ex - aluno Gabriel que também veio com a mesma intenção, neste instante descobri que durante minhas aulas fiz mais do que ensinar, plantei sementes.
Está a maior festa, as crianças estão circulando pela escola com as professoras para apreciarem os trabalhos, e olhando este instante com uma certa distância parecia que estávamos em outro lugar, em uma grande exposição qualquer, pois as crianças acompanhavam atentamente as explicações e provocações das professoras que agora faziam a mediação. E vale lembrar que muitos tiveram oportunidade de aprender a apreciar e a mediar pois alcançamos o número de 350 visitantes a 6 Bienal do Mercosul, e agora no dia 13/11/07 as 19h:30min, vamos oportunizar aos professores e adultos da comunidade uma visita ao Roteiro 5 do Caís do Porto com 50 vagas disponíveis.
Quando pensei que estava tudo acabando, recebo a visita de minha colega de infância mesmo ( estudamos juntas no Pré ) a Márcia Carneiro que veio acompanhada de sua colega Marlene da EMEF. Duque de Caxias para prestigiar a exposição e também para confirmar sua adesão a BIENAL C, fiquei radiante pois alguém além da escola atendeu aos clamores da Arte. Não preciso nem dizer que a Márcia curtiu muito a exposição na saída refletimos sobre como algumas colegas de Arte estão desanimadas com o trabalho e que
algumas se justificam dizendo que já fizeram muito e por isto olharam a BIENAL C com distanciamento . Mas eu rebato dizendo, que temos que pensar no que há de ser feito, afinal águas passadas não movem moinho. E como diz a música interpretada agora por Lulu Santos " Deixa que digue, que pense, que fale, deixa isto pra lá, vem pra cá , o que que tem eu não tô fazendo nada, você também, que tal bater um papo assim gostoso com alguém?..."
Já na frente da escola ouço a Mara ( nossa vice-diretora) gritar de longe: - Marilia ele veio !!!! Quando olho nem acredito, é o Felipe Lesina nosso aluno da 7B que está se recuperando de uma cirurgia neurológica e veio a pé de casa acompanhado de sua mãe e de sua prima só para ver a BIENAL C. Saí correndo para abraça-lo e como toda fiasquenta chorando é claro, não consegui me conter quando ele me olhou e disse:- professora eu não podia deixar de vir. Ainda bem que a Márcia e sua colega presenciaram a cena, por que deu tempo da gente chegar a rápida conclusão de que apesar de tudo, pelas crianças sempre vale a pena.
Nesta manhã de sábado, tão corriqueira para tantos aprendi uma lição inesquecível a ARTE CONTEMPORÂNEA ALÉM DE GERAR NOVOS SENTIDOS TEM O PODER DE REFORÇAR LAÇOS DE AFETO !!!! EXPERIMENTE VAI SER INESQUECÍVEL ! A todos que compartilharam dos momentos de sonho e de realização das ações da BIENALC muito obrigada, estou muito feliz ! Marilia Schmitt Fernandes







Esta é a produção da 8A que preocupada com a influência dos EUA no Brasil e no resto do mundo, começou a observar com mais atenção suas próprias roupas. Assim fizemos um levantamento de quem tinha palavras escritas em inglês na roupa e o resultado foi surpreendente, de 24 alunos mais ou menos 18 tinham alguma marca com origem neste idioma. Fotografamos tudo. E em outra aula fizemos - frotagens destas imagens e palavras. Frotagem ( de frotter, que significa esfregar) é de origem francesa. Está técnica gráfica foi utilizada pela primeira vez pelo desenhista e pintor Max Ernest ( 1891-1976). Produzimos também um painel com estas palavras ( que contou com o apoio e com o olhar atento da professora Vera de Inglês), agora tudo isto pode ser visto no espaço em frente a sala de aula. As frotagens estão penduradas no corredor e estão dando um colorido todo especial ao ambiente.

Esta é uma produção coletiva da turma 7C e foi inspirada na obra Marulho de Cildo Meireles. Ela ocupa um espaço de 2mx1m na parede frontal da sala de aula fazendo uma interação de meios expressivos como a pintura e a escrita utilizando códigos destas duas linguagens. Chama-se provisoriamente de Aguaceiro um nome sugerido pelo aluno Pablo. Ah! Também tem uma exposição de utensílios domésticos que servem para conter a água. A idéia surgiu do trabalho desenvolvido pela professora Iara durante as aulas de Ciências que foi associado aos desafios da Arte Contemporânea e as leituras que fazemos dos fatos do cotidiano. Já que passamos por muitos períodos de chuva intensa causando muitos alagamentos e enchentes o que deixou muitas pessoas desabrigadas não só em Canoas, mas em outras cidades do interior do estado. Você conhece a música PLANETA ÁGUA do Guilherme Arantes?



Os alunos das professoras Bernadete e Ana Léo também produziram inspirados na obra Uma vez, cada vez, todas as vezes da artista Magdalena Atria ( Chile) e estão chamando a atenção dos visitantes da BIENAL C. A professora Bernadete gostou tanto da idéia das massinhas como rocambole, que também fez bolachinhas coloridas que foram oferecidas aos visitantes. Apreciar estas idéias é mesmo uma delícia !!!

Olhem só os alunos do 2 ano das professoras Iolanda e Silvana fizeram o maior sucesso ontem na abertura do espaço expositivo da BIENAL C. Esta cobra feita com pares de meia colorida já é famosa, pois acompanhou toda a turma durante a visita a ESSA POA É BOA quando tiveram um encontro emocionante com a
M'BOITATÁ. Tudo isto começou com algumas cobrinhas que apareceram no pátio da escola. O SEMPA foi chamado e verificou que as cobras não são venenosas. Quem tem medo de cobra?